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quarta-feira, 28 de julho de 2010

Reflexão sobre História da Educação



foto:http://blogdogadelha.blogspot.com/

        A História da Educação Brasileira não é uma História complexa de ser explorada e entendida. Ela evolui paulatinamente de modo claro e quase com uma velocidade constante. 
             E, por isso, hoje ainda se veem muitos ranços na educação, atos que deveriam ter sido extintos há mais de 80 anos. Os avanços, sonhados pelos educadores de 1932, ainda aparecem como novidades nas escolas atuais, o professor perdeu seu prestígio, os alunos não respeitam e pouco se interessam e os pais deixaram a educação familiar por conta da escola. 
            A LDB, anteriormente tão discutida e sofrida, hoje já está despercebida, precisando de severas reformas, pois ainda é do século passado, mesmo com emendas, ou melhor, remendos nela feitos. 
             Do período colonial ao MEC, observa-se sobretudo a preocupação maior com o ensino superior, esquecendo-se de que se não houver base (alfabetização), não há pessoas realmente capacitadas para os demais,especialmente no ensino superior, que acaba tornando-se quantitativo e não mais qualitativo, com uma demanda de profissionais cada vez mais despreparados para o mercado de trabalho, quiçá para a vida. 

            Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características da educação no período colonial, que é a de manter o "status quo" para aqueles que frequentam os bancos escolares, ou seja, uma educação voltada para a elite, que domina o país pela situação financeira, a fim de manter a situação hegemônica do capitalismo no país. R.M.S.

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